Mercado de trabalho e Empregabilidade

O Atendente de Farmácia é o profissional que integra a equipe de estabelecimentos farmacêuticos. Atua sob supervisão do Farmacêutico responsável, e suas funções incluem atendimento ao público, interpretação de prescrições, trocas, estocagem, inventário, disposição e reposição de produtos, a fim de promover a venda e uso correto de produtos farmacêuticos, cosméticos e correlatos, de acordo com os princípios éticos e legislação vigente.

Além de possuir conhecimentos técnicos, é importante para o Atendente de Farmácia qualificado possuir habilidades em vendas e excelência em atendimento ao cliente.

Carga Horária

≈ 80 horas/aula

O tempo de curso pode variar dependendo da versão escolhida.

Conteúdos
  • Fisiologia e Anatomia: Neste módulo o aluno aprenderá sobre as estruturas e funcionamentos dos sistemas humanos.
  • Farmacologia: O módulo consiste em apresentar ao aluno noções sobre medicamentos, formas de administração, ações terapêuticas e indicações, posologias, contra-indicações e outras informações relevantes dos medicamentos mais comercializados e que atuam nos diferentes sistemas estudados. Preparar o aluno para interpretar uma prescrição ou receita médica e realizar a dispensação de medicamentos com segurança e sob supervisão do farmacêutico responsável.
  • Atendimento e vendas: A priori deste módulo é capacitar o aluno para realizar um atendimento de qualidade para um público em particular, pessoas que precisam de medicamentos, também de instruí-los em como fidelizar esse cliente e mantê-los sempre na farmácia. Além disso, treiná-los para que percebam que a cada atendimento surge uma possibilidade de ampliar as vendas com outros artigos, e aumentar o faturamento do estabelecimento.
  • Farmácia Hospitalar: Farmácia Hospitalar vem conquistando profissionais por despertar dentro de cada um deles a polivalência e a capacidade de combinar conhecimento técnico, clínico e administrativo. Trata-se de uma área em pleno crescimento e que exige capacitação especifica desses profissionais.
  • Noções de Primeiros Socorros: Visa orientar o aluno sobre as medidas a serem tomadas diante de uma situação de emergência. Como prestar socorro sem colocar a vítima em risco no caso de queimaduras, choque elétrico, objetos estranhos e asfixia; enfarte, fratura, luxação, contusão e envenenamento.
  • Legislações Pertinentes: Legislações e resoluções relacionadas a medicamentos e farmácias.
Pré-requisitos

Ensino médio completo ou em conclusão. Idade mínima 16 anos.

Material Didático
  • Apostilas I, II e III de Atendente de Farmácia YBR.
  • Pasta personalizada YBR