Cuidador de Idoso

O curso de Cuidador de Idosos e Pessoas Dependentes da YBR ensina e orienta você na atenção a saúde das pessoas de qualquer idade, acamadas ou com limitações. O cuidado significa atenção, precaução, cautela, dedicação, carinho e ter uma grande carga de responsabilidade. Cuidar é servir, é oferecer ao outro em forma de serviço, o resultado de seus talentos, preparo, escolhas e práticas para com o idoso.

Sobre o Curso

O Curso de Cuidador de Idoso e Pessoas Dependentes da YBR trata-se de um curso livre e tem como finalidade desenvolver os seus conhecimentos profissionais, para que possa auxiliar pacientes, clientes e famílias, no cuidado, supervisão e auxilio de seus idosos e/ou demais pessoas dependentes.

O curso da YBR apresenta conteúdos teóricos e vivenciaspráticas, sobre supervisão e orientação de professores experientes devidamente habilitados, é que você aprenderá essa nova profissão.

Conheça sobre a profissão escolhida, aprenda sobre os aspectos gerais do envelhecimento, o impacto do envelhecimento na vida do idoso e dos dependentes, a mobilização das pessoas idosas e dependentes, doenças comuns e correlacionadas, cuidados com a saúde e higiene desses pacientes, primeiros socorros e muito mais.

Carga Horária

≈ 64 horas/aula

O tempo de curso pode variar dependendo da versão escolhida.

Mercado de Trabalho e Empregabilidade

Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Estatística -, o Brasil possui aproximadamente 30 milhões de idosos atualmente. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 3,8 milhões de idosos possuem algum grau de dependência. Com a população vivendo mais, é necessário prover as pessoas com uma melhor qualidade de vida na terceira idade.

Fonte: https://www.freepik.com

Devido a isso, a busca pelo profissional Cuidador de Idosos tem aumentado grandemente, para assegurar a dignidade e uma vida o mais saudável possível dessa população. A área de Cuidador de Idosos está em franca expansão, com perspectivas de crescer ainda mais durante os próximos anos. As pessoas estão vivendo mais e é necessário que haja um atendimento adequado à população idosa.

Há vários locais nos quais um cuidador de idosos pode exercer sua profissão. Alguns deles são: hospitais, asilos, casas de repouso, residências, clínicas especializadas, centros de recuperação, empresas de turismo para idosos, fundações e casas de amparo. Mas o curso não visa apenas os profissionais ou aqueles que buscam esse estilo de vida como forma de sustento, também é indicado a todo aquele que “cuida” de alguém em sua família ou circulo social. Neste curso você poderá obter mais segurança e entendimento sobre esse seu ente querido que está aos seus cuidados e desta forma agir da maneira mais correta.

Conteúdo
  • Introdução a Profissão e Legislação: Neste módulo você aprenderá conceitos e informações importantes sobre a função escolhida como profissão, bem como todos os direitos da pessoa idosa.
  • Anatomia e Alterações Relacionadas a Idade: Aprenda sobre como funciona a anatomia humana e as principais alterações relacionadas com a idade. Domine os aspectos gerais e cognitivos do envelhecimento. Conheça sobre o impacto do envelhecimento nas estruturas ligadas ao movimento e a mobilização da pessoa idosa. Estude sobre as atividades da vida diária (AVD) e as principais doenças correlacionadas ao envelhecimento.
  • Cuidados da Saúde do Idoso: Neste módulo você aprenderá sobre os cuidados com a saúde dos pacientes idosos e dependentes, cuidados com a higiene corporal e ambiental, a alimentação adequada, organização da rotina, estudará sobre o relacionamento e convivência com a família e a sociedade, controle das medicações e muito mais.
  • Primeiros Socorros: Atuar com idosos e dependentes é sempre um momento de muita tensão, então, conhecer recursos para socorrê-los em momentos de emergência é fundamental para sua tranquilidade e para segurança dos seus clientes. Neste módulo aprenda sobre desobstrução das vias Aéreas, Quedas, convulsões, crises hipoglicemias, Perda súbita de consciência, controle de hemorragias, parada respiratória e outros importantes.
Pré-requisito

Homens e mulheres, com no mínimo 18 anos de idade, ter completado a 4ª série do Nível Fundamental que desejam atuar nesse segmento.

Material Didático
  • Apostila Cuidador de Idoso da YBR.
  • Pasta personalizada YBR

Faça sua pré matricula

Já vai :(

Preencha o formulário que lhe manteremos informado sobre cursos e promoções