Informática Kids

A informática está presente em nossas vidas, seja no profissional ou no pessoal. Não dominar o assunto é estar excluído da sociedade moderna. E não é isso que queremos para nossas crianças. A ideia é prepará-los para que no futuro, tenham facilidade para compreender o universo da informática e possam ser inseridos no mercado sem grandes dificuldades. 

Defendemos a ideia de que quanto mais cedo ocorra a inserção no mundo digital, maiores serão os benefícios e segurança digital de nossas crianças para adolescência e para vida adulta. Este curso é destinado a crianças alfabetizadas de 7 a 10 anos e abordará as principais ferramentas que elas encontram nos computadores das escolas e de suas casas. As aulas foram desenvolvidas com uma linguagem prática e objetiva, com um visual mais adequado e interatividade desenvolvida para chamar a atenção deste grupo de alunos.

Dividido em módulos, o curso faz com que, após cada aula, o conhecimento adquirido já possa ser aplicado na vida real.

Aplicabilidade

Alguém duvida que a tecnologia veio para ficar? NÓS não! Mas, muito se fala sobre as desvantagens e até malefícios na vida das crianças. Agora, será que não tem benefícios da tecnologia na infância?

Como ela já faz parte da vida dos nossos filhos, PENSAMOS que podemos aprender a lidar com esta situação de maneira equilibrada, oferecendo outras atividades e fazendo com que os aparelhos eletrônicos sejam apenas mais uma delas.

Falaremos um pouco dos benefícios que uso destas tecnologias traz a vida das crianças:

#1 Experimentação, onde a criança aprende fazendo

Este termo “experimentação, onde a criança aprende fazendo” foi usado pela Katty Zuñiga Pareja no artigo O polêmico uso das novas tecnologias pelas crianças demonstrando que a criança experimenta a tecnologia de uma forma que simplesmente faz algo e aprende, seja por meio dos jogos, vídeos, desenhos etc..

Katty afirma ainda que dessa forma é possível favorecer o raciocínio analítico da criança e utilizar a tecnologia como ferramenta para resolver os problemas do seu cotidiano.

#2 Desenvolvimento da autoconfiança

Quando a criança tem acesso à tecnologia compatível com sua idade, ela terá contato com desenhos, jogos, programas que estimulam o seu agir, o seu pensar, causando uma curiosidade que traz diversos pontos positivos, inclusive, a autoconfiança.

E como ocorre a experimentação (como dito no item acima) e o aprender fazendo, a criança se liberta do medo de errar, que também estimula sua autoconfiança.

Segundo Vigotsky (1989), “O lúdico influencia enormemente a criança. É através do jogo que a criança pode aprender a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração”.

#3 Capacidade de explorar alternativas

O computador é a primeira invenção humana que faz mais de uma coisa: pode ajudar a “costurar” diferentes temas e assuntos, pode trazer o prazer de ler e escrever textos, possibilita o aumento da motivação em fase escolar, cria atividades que são oportunidades de aprendizado e resolução de problemas, entre outras coisas.

Isto mostra como a tecnologia pode ajudar a criança a desenvolver sua capacidade de explorar alternativas para atingir um objetivo.

Além disto, ao se deparar com tanta informação e possibilidades no mundo digital, a criança começa a explorar aquele tanto de informação e descobre o que mais ou menos interessa para ela, que mais chama ou não sua atenção, e usa tais alternativas a seu favor.

#4 Substituição da memorização

Há quem defenda que a tecnologia deixa o cérebro da criança mais preguiçoso, mas, segundo a Revista Galileu, uma sondagem feita pela organização norte americana Pew Reseach Center revelou que especialistas em tecnologia e em educação têm opinião dividida quando o assunto é o futuro conectado.

A pesquisa ouviu mais de mil profissionais, entre professores, consultores e executivos relacionados à internet, e os resultados mostraram que 45% das pessoas acreditavam que a tecnologia impactaria negativamente uma criança no futuro e 55% que o impacto seria positivo.

Para os que acharam que o efeito seria positivo, a principal causa apontada foi a substituição de memorização: “Essa menor necessidade de memorizar coisas é o maior benefício para a sociedade desde a alfabetização”, acredita o pesquisador Paul Jones, da Universidade da Carolina do Norte.

Todos sabemos que a “decoreba” não é sadia para ninguém, muito menos significa conhecimento. Então, ter acesso a diversas informações quando necessário, parece melhor do que “gastar” a memória com assuntos que não são usuais no dia a dia.

Ou seja, tudo com critério e moderação pode ter seu lado bom!

Dominar a informática será essencial para que nossas crianças decidam qual carreira seguir e o que almejar em termos de mercado de trabalho. A área de Tecnologia da Informação, Video Designer, Computação Gráfica, Youtubers por exemplo, são as que mais crescem no país e as que melhor remuneram seus profissionais.

Apoiar, incentivar e possibilitar um aprendizado com excelência é a essência da YBR. Certamente nossas crianças terão a base necessária para adquirir uma educação sólida e com isso, se tornarem cidadãos com futuro profissional promissor.

Conteúdos

IPD: apresenta os conceitos de Hardware (parte física da máquina) e Software (parte de programas da máquina) e os cuidados fundamentais com o equipamento para que, desde o início, o aluno já tenha a noção do seu funcionamento e de até onde pode chegar com o uso da ferramenta.

Windows: Com este módulo, elas serão inseridas no universo Windows, aprendendo a trabalhar com o sistema operacional e utilizar suas principais funcionalidades, como criar pastas, arquivos, conhecer a área de trabalho, os aplicativos disponíveis, etc. 

Word: É uma ferramenta essencial para nossas crianças, principalmente para a utilização como complemento educacional. Com este módulo, elas conhecerão o programa de forma lúdica e completa. Saberão formatar um texto, trabalhará com o clip-art, com bordas,  WordArt, AutoFormas, Tabelas e com todas as ferramentas que o programa pode oferecer. 

PowerPoint: o programa cria apresentações com tabelas, gráficos, vídeos e sons para visualização em data shows, transparências ou até mesmo através de envio por e-mail em forma de mala-direta. Ao dominar essa ferramenta, a criança aprende formas diferentes de apresentar trabalhos com as mais distintas finalidades.

Internet: esta sim é a verdadeira conexão com o restante do mundo. É através desta ferramenta que a criança consegue quebrar qualquer barreira do conhecimento. Um módulo focado em ensinar as crianças a navegar na internet com segurança.

Pré-requisitos

Crianças alfabetizadas, com idade entre 7 e 10 anos.

Carga Horária

≈ 47 a 63 horas/aula

O tempo de curso pode variar dependendo da versão escolhida.

Material Didático
  • Apostila Introdução a Informática;
  • Apostila Windows Kids;
  • Apostila Word Kids;
  • Apostila Internet Kids;
  • Pasta personalizada YBR.

Faça sua pré matricula

Já vai :(

Preencha o formulário que lhe manteremos informado sobre cursos e promoções